12 abril, 2011

O Pretinho básico.


Heeey Sweeties,
Tudo bom com vocês?
Hoje eu vou falar sobre o “Pretinho básico”, que é uma peça muito conhecida pelas mulheres e sempre elegante para qualquer ocasião.


Antes do início do século 20, as mulheres não podiam usar vestidos de cor preta, a não ser quando estavam de luto. Em 1926 a Vogue publicou uma ilustração do primeiro modelo criado por Chanel.


Na década de 30, as mulheres começaram a sair para trabalhar e a ostentação ficou fora de moda. Desde então as roupas para o dia tornaram-se mais sérias e o vestido preto acabou sendo adotado por muitas mulheres.
Em 1947, Christian Dior lançou o seu New Look, um novo estilo que trazia cinturas apertadas e quadris avantajados, valorizando as formas femininas.


Nos anos 50, grande parte das mulheres usava um vestido preto, com golas e luvas brancas, usado com um colar de pérolas, sapatos coloridos e uma estola de pele.
A peça ficou famosa mesmo, nos anos 60 e 70. Elegante e ao mesmo tempo descontraída foi usada por Jacqueline Kennedy e Jane Birkin.
Sendo usada também por Audrey Hepburn que vestiu um modelo criado por Hubert Givenchy para o filme "Bonequinha de Luxo" (1961).


Durante grande parte da década de 70, ele foi deixado de lado, mas teve sua volta com a década de 80, quando passou a ser usado por mulheres muito preocupadas com o sucesso profissional. Tais mulheres precisavam de um modelo simples e elegante e acabaram adotando o pretinho básico.
Ganhou novos modelos e tecidos nos anos 90, mas sem deixar de ser uma roupa básica.
Hoje em dia, o vestido preto básico continua sendo essa peça coringa no guarda roupa todas as mulheres.


Muito versátil, pode mudar de contexto de acordo com os acessórios, sapatos, bolsas ou makes.


Usados frequentemente pelas famosas, pode se encaixar em todos os estilos.




A atriz e cantora Lea Michele é uma grande adepta do pretinho.


E aí, gostaram? Comentem!
Kisses and hugs, Manu Gianiem *

Um comentário:

Dayane Cristine disse...

Concordo com vc, é super elegante !
http://da-cabeca-aospes.blogspot.com/